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Açúcar de Coco: É Realmente Saudável? Pode Comer Sem Culpa?

August 7, 2018

 

 

O Que É

O açúcar de coco é obtido através da seiva bruta encontrada no interior do coqueiro. Para sua obtenção é necessário fazer um corte na flor do coqueiro. Através desse corte, a seiva liquida é recolhida e passa por um aquecimento que a desidrata através do calor. O resultado disso são cristais que são utilizados para adoçar alimentos.

Ele é considerado um alimento minimamente processado, uma vez que não possui conservantes em sua composição e tampouco passa por processos de refinamento. Atualmente, ele vem sendo utilizado cada vez mais como um substituto direto do açúcar refinado.

Ambos os açúcares possuem a mesma capacidade de adoçar alimentos e quantidades de calorias semelhantes, no entanto o açúcar de coco possui menor índice glicêmico, ou seja, ele causa menores picos de glicose e de insulina no organismo de quem o consome.

O ideal mesmo é evitar qualquer tipo de açúcar, principalmente diabéticos. Quem tem diabetes não deve nem sonhar em consumir açúcar, mesmo sendo de coco. No início é difícil abolir o açúcar da alimentação, principalmente porque durante toda a vida fomos acostumados a adoçar tudo. Mas com o tempo e uma dieta equilibrada sentimos cada vez menos falta dele, é uma questão de costume. 

Composição Nutricional 

100 gramas do alimento contêm os seguintes valores nutricionais:

  • Energia 400 calorias;

  • Proteínas 0 g;

  • Gordura 0 g;

  • Carboidratos 100 g;

  • Nitrogênio 202 mg;

  • Fósforo 79 mg;

  • Potássio 1,03 g;

  • Cálcio 8 mg;

  • Magnésio 29 mg;

  • Sódio 45 mg;

  • Enxofre 26 mg.

Como já era esperado, por ser um açúcar, o alimento é rico em carboidratos e não contém quantidades significativas de proteínas, gorduras e vitaminas. Embora existam interessantes parcelas de alguns minerais, como é o caso do nitrogênio, sódio, potássio e fosforo, por exemplo.

 

Principais Benefícios

Rico em antioxidantes e minerais 

O açúcar de coco contém uma grande variedade de minerais em sua composição, como mostrei anteriormente em sua tabela nutricional. Esses minerais tem o poder de servir como antioxidantes e regular uma série de eventos fisiológicos em nosso organismo.

 

Pode melhorar o funcionamento do sistema cardiovascular

O alimento possui boas quantidades de nitrogênio, sódio, potássio e magnésio em sua composição. A união desses sais minerais pode potencializar o funcionamento do sistema cardiovascular. 

Por isso, quando ingerido de forma controlada o açúcar de coco pode prevenir algumas doenças como infarto, pressão alta, AVC e até mesmo insuficiência renal.

Porém é necessário parcimônia e cuidado com a quantidade ingerida, mesmo possuindo um índice glicêmico menor que o açúcar refinado tradicional, trata-se ainda de um açúcar e rico em carboidrato.

 

Composição de Carboidratos 

O açúcar refinado normalmente é considerado um péssimo alimento pelo simples fato de ter um índice glicêmico elevado e fornecer calorias totalmente vazias a seus consumidores, afinal, ele possui basicamente apenas carboidratos em sua composição.

O açúcar refinado possui em sua composição 100% de sacarose que é dividida em 50% de frutose e 50% de glicose.

Já as mídias e indústria de alimentos dizem que o açúcar de coco é livre de frutose, porém isso é mentira. Esse alimento é constituído de aproximadamente de 80% de sacarose, como mostrei no parágrafo anterior, metade da sacarose é frutose.

Sendo assim, os dois tipos de açucares oferecem basicamente a mesma quantidade de frutose, ou seja, carboidratos por grama.

 

O Índice Glicêmico é Menor 

Então porque o açúcar proveniente do coco possui índice glicêmico menor que o açúcar refinado?

 

A resposta para isso está na inulina.

A Inulina é uma fibra que está presente no açúcar de coco. Essa fibra, assim como muitas outras possui o poder de retardar a absorção da glicose. Isso automaticamente explicar o motivo desse alimento ter um índice glicêmico inferior ao que encontramos no açúcar refinado.

 

Emagrecimento e Diabetes 

Por conter um índice glicêmico menor, é muito grande a quantidade de pacientes que acham que esse alimento pode ser utilizado livremente para um processo de emagrecimento e também por diabéticos.

O açúcar de coco auxilia no emagrecimento? E diabéticos, podem utilizá-lo de maneira livre? 

A resposta para ambos os questionamentos é não.

 

Vou responder em duas partes:

 

Emagrecimento 

Falando de emagrecimento, como sempre costumo afirmar, não existe um alimento milagroso capaz de prover perda de peso rápida e duradoura. Nesse caso, o alimento citado é um açúcar, possui grandes quantidades de carboidrato em sua composição e não auxiliará no processo de diminuição de peso.

Mesmo com um índice glicêmico inferior, seu uso visando o emagrecimento pode resultar em um efeito contrário, pois a absorção de carboidratos, embora menor, ainda pode resultar em fornecimento de energia e armazenamento dela em forma de gordura corporal.

Ou seja, quem deseja emagrecer, ao consumir esse tipo de alimento corre o risco de engordar.

 

Consumo dos Diabéticos

Já quando falo dos diabéticos minha principal recomendação é: Evite o consumo de açúcar de coco. Embora possua fibra em sua composição que pode baixar o índice glicêmico esse alimento é puramente carboidrato.

Seu consumo mesmo que de maneira moderada pode elevar as chances de haver complicações do diabetes. O resultado disso pode ser o paciente vir a sofrer um infarto, um AVC, desenvolver insuficiência renal e até mesmo precisar sofrer amputações em decorrência de problemas como o pé diabético, por exemplo.

 

Conclusão 

Embora o açúcar proveniente do coco seja taxado como um alimento benéfico que pode ser utilizado por todos, é preciso cuidado no que diz respeito a quantidade de seu consumo. Diabéticos devem evitar sua ingestão e utilização no dia a dia, a fim de evitar complicações de saúde.

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