top of page

Blog

Alimentos que você precisa incluir no cardápio.


Manter uma alimentação saudável e rica em nutrientes é o melhor cuidado que você pode ter consigo mesma. Mas, às vezes, pode parecer um desafio daqueles: afinal, investir todos os dias naquelas opções clássicas como a chia pode enjoar e aumentar consideravelmente o risco de você atacar aquele salgado que anda por ali, facinho... Para te ajudar a variar a dieta sem perder a linha, fizemos uma lista com os superalimentos que você precisa conhecer e experimentar.

Levedo de cerveja

Em primeiro lugar, ele fornece os nutrientes necessários para manter a saúde da pele, do cabelo e do fígado, por ser rico em vitaminas do complexo B, selênio, ferro, potássio e zinco. Além disso, possui microorganismos probióticos e fibras que ajudam a manter o bom funcionamento do estômago e do intestino. E, por último, também reforça o sistema imunológico. O levedo de cerveja pode ser adicionado em sucos, iogurtes ou frutas.

Cardamomo

Rico em fibras, vitaminas A, B e C, e nos minerais magnésio, ferro, cálcio, potássio e sódio, o cardamomo é um excelente antioxidante que previne o envelhecimento celular. Seus óleos naturais possuem um efeito calmante no aparelho digestivo, ótimo para dar uma mãozinha na prevenção e tratamento de gastrite, úlceras, náuseas e gases.

Ele também tem ação antibacteriana e antisséptica -- ou seja -- aumenta a produção de saliva, o que é ótimo para prevenir mau hálito e ajudar na mastigação e digestão dos alimentos. Achou pouco? Pois fique sabendo que há ainda nele substâncias fotoquímicas que ajudam na prevenção de alguns tipos de câncer, como o de próstata, ovário e mamas. Além disso, tem efeito diurético, laxante e antidepressivo. E pode ser utilizado como expectorante nos casos de bronquite, asma, gripe e tosse. É possível encontrar o cardamomo em formato de chá, cápsulas, sementes ou em pó.

Chufa

Também conhecida como ‘tigernuts’, a chufa é um pequeno tubérculo (da família da batata) de sabor adocicado repleta de antioxidantes, ômega 9, vitaminas C, E, minerais como fósforo, magnésio, potássio, cálcio e ferro, gorduras insaturadas, enzimas e fibras que facilitam a digestão. Seu forte é melhorar a circulação sanguínea e a pressão arterial do organismo, auxiliando na redução do colesterol. Sem frutose nem glúten, pode ser consumida pura depois de retirar a casca ou em forma de bebida ou de farinha.

Kefir

Assim como o iogurte e o queijo, o kefir é resultado da fermentação do leite. Mas, apesar de ser mais líquido do que cremoso, seu gosto lembra muito o de um iogurte natural. Com propriedades antioxidantes e uma infinidade de vitaminas e minerais, ele traz em sua lista grande de benefícios. Entre eles: redução dos níveis de colesterol, melhora de problemas renais, articulares, respiratórios, musculares, circulatórios e até mesmo emocionais.

Por ser probiótico, ele também regenera a flora bacteriana e ajuda a digerir e metabolizar nutrientes, gorduras e eliminar toxinas. A notícia boa: baixas calorias e grande fonte de saciedade - um aliado e tanto para quem quer perder peso! Para prepará-lo, mergulhe uma colher de sopa de grãos de kefir (é neste formato que você vai encontrá-lo no mercado) em meio litro de água ou em leite morno com açúcar mascavo ou orgânico e deixe em repouso por 24 horas, aproximadamente, em temperatura ambiente para que ocorra a fermentação.

Em seguida, agite o recipiente e coe. Os grãos podem ser utilizados novamente e o kefir pode ser guardado na geladeira.

Painço

Rico em fósforo, manganês e magnésio, melhora a saúde dos ossos, tecidos e a concentração. Seu teor de proteínas é alto, maior até do que o do feijão, ideal para quem adota uma dieta vegetariana ou vegan. Possui triptofano, que é uma das bases para a produção de serotonina -- a substância responsável por aquela sensação de bem estar no seu cérebro.

Além disso, possui baixa quantidade de gorduras, e boa concentração de carboidratos e fibras, o que fornece energia e saciedade por mais tempo. Quem pretende emagrecer ou precisa controlar os níveis de açúcar no sangue: anote essa dica! Tempere-o e cozinhe na água antes de consumir.

Trigo sarraceno

Fonte de vitaminas do complexo B, vitamina E, vitamina P e alguns minerais como ferro, zinco, fósforo, magnésio, potássio, iodo e selênio, além de antioxidantes, proteínas e aminoácidos essenciais (olá, lisina, treonina e triptofano!). Parece complexo? É porque este tipo de trigo é potente: ele auxilia no controle do colesterol, da pressão arterial, da glicemia e melhora o sistema imune. Cozinhar este grão é como preparar arroz. Já a sua farinha é uma alternativa boa para fazer polenta, massas para pães, bolos, tortas e panquecas.

Pitaia

Considerada por muitos uma fruta exótica, ela tem sabor leve, adocicado e textura cremosa. É rica em vitaminas A, B, C e E, fibras, cálcio, fósforo, polifenois e ômega 3. Antioxidante, auxilia no controle da glicemia e do colesterol ruim, além de combater de doenças cardiovasculares. Suas sementes auxiliam na digestão e na prevenção de câncer de cólon e da gastrite. Bônus: dá aquela ajudinha amiga no emagrecimento por ter efeito termogênico, controlar o apetite e ter poucas calorias.

Sorgo

Este cereal muito utilizado na produção de ração animal, era explorado na nossa culinária até pouco tempo atrás. Com valor nutricional similar ao milho, ele é, como outros que citamos, um poderoso antioxidante isento de glúten, ideal para quem tem intolerância ao produto como os celíacos. Além disso, a concentração de fibras e compostos fenólicos pode reduzir os riscos de obesidade, diabetes e câncer.

Castanha de baru

Oleaginosa rica em ferro, zinco, selênio e fibras, ela auxilia na memória, melhora a libido (opa!) e o trânsito intestinal. Além disso, contém ômegas 6 e 9: o primeiro ligado à prevenção da hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes, câncer, além da redução de gordura abdominal, queda de cabelo e melhora na cicatrização. Já o segundo, além de possuir os mesmos benefícios relacionados ao sistema cardiovascular, inibe formação de coágulos que podem levar à trombose e tem função antioxidante.

Cúrcuma

Outra alternativa rica em antioxidantes e com alta capacidade antinflamatória, anticancerígena e antitrombótica, auxilia na prevenção de doenças, como gastrite, artrite reumatoide e doenças cardiovasculares. Também é um aliado na redução do colesterol! Em pó, pode ser acrescentada no preparo de alimentos.

Featured Posts
Archive
Follow Me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Pinterest Icon
bottom of page