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Alzheimer: É possível com alguns cuidados diminuir os riscos

November 22, 2017

O Alzheimer é uma doença caracterizada por dano progressivo das células nervosas e suas conexões. O resultado dessa degeneração pode ser devastador e inclui a perda de memória, dificuldade de raciocínio, dificuldade com a comunicação verbal e até mesmo alterações de personalidade. 

 

 

Diversos fatores influenciam o desenvolvimento do Alzheimer. Alguns deles não são controláveis, como a idade, o gênero e o histórico familiar. Mas apesar da genética ter uma forte influencia no desenvolvimento, no que diz respeito ao Alzheimer de início tardio, é possível afastar alguns riscos e diminuir as possibilidades de desenvolvimento da doença.

 

Para isso, a principal atitude é adotar um estilo de vida com hábitos saudáveis. Abaixo, foram selecionadas algumas medidas que podem diminuir o risco de desenvolvimento do Alzheimer:

 

1 – Manutenção de um peso saudável: Manter o equilíbrio entre a ingestão e o gasto calórico, é de extrema importância para evitar a doença. A obesidade e o sobrepeso estão associados à inflamação crônica e síndrome metabólica, ambos fatores de risco para o desenvolvimento do Alzheimer.

 

2- Circunferência abdominal: É interessante que se faça um acompanhamento, medindo com precisão a circunferência abdominal. O Instituto Nacional de Saúde Americano recomenda que mulheres não tenham essa medida acima de 88,9 cm e para os homens não mais que 101,6 cm.

 

3- Alimentação saudável: Fundamental para evitar a doença, a alimentação deve ser balanceada, colorida, rica em frutas e vegetais com alto teor de vitaminas e antioxidantes. Se utilizados, os grãos devem ser integrais. As fontes proteicas mais indicadas são os peixes e as proteínas de origem vegetal. As gorduras saudáveis também são parte importante na prevenção do Alzheimer, alguns exemplos como nozes e castanhas, abate, azeite de oliva são alimentos protetores da função cerebral. Deve ser evitada a ingestão de calorias desnecessárias como doces, refrigerantes, pães e massas feitos com farinhas refinadas, arroz branco e produtos industrializados em geral e ricos em gorduras trans.

 

4 – Prática regular de atividade física: O exercício regular é importante para o controle do peso corporal, controle da pressão arterial, glicemia, colesterol, entre outro a marcadores metabólicos. Exercício aeróbico de moderado à vigoroso também auxilia amplamente na diminuição da gordura corporal e estimula a função cerebral adequada e inclusive a neurogênese. O ideal é que seja uma atividade de aproximadamente 60 minutos, cinco vezes por semana.

 

 

5 – Acompanhamento dos indicadores metabólicos: O acompanhamento médico através de exames dos marcadores metabólicos como níveis de colesterol, glicemia, triglicerídeos, entre outros e primordial na prevenção do Alzheimer.

 

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