top of page

Blog

Os danos da doença celíaca:

A doença celíaca é provocada pela reação ao glúten, proteína encontrada no glúten e em alguns cereais, e por mais que exista um certo modismo sobrea doença ela é bastante séria e por vezes acaba sendo também sub-diagnosticada.

A reação que o glúten provoca no intestino do celíaco é uma resposta imunológica que com o tempo desencadeia um processo inflamatório causando danos ao intestino. É por isso que o celíaco passa a ter dificuldade na absorção de nutrientes, o que resulta em perda de peso e desconforto intestinal constante.

Mas não é apenas o intestino que sofre com as complicações da doença celíaca. O sistema nervoso, os ossos, o fígado e o cérebro também acabam sendo afetados pela falta de nutrientes essenciais no organismo.

A ciência provou que o fator genético exerce influência no desenvolvimento da doença celíaca. Cerca de 40% da população carrega em seu perfil genético o risco para o desenvolvimento da doença, mas as estatísticas apontam que apenas 1% chega a desenvolvê-la.

Isso ocorre, pois, os genes que fomentam o desenvolvimento da doença codificam algumas moléculas de receptores que desencadeiam a reação imunológica ao glúten. Se essas moléculas não estiverem presentes nas células do sistema imune a chance de ocorrer a doença celíaca é quase nula. Da mesma forma, fatores ambientais relacionados à alimentação e a presença de outros genes também podem influenciar no desenvolvimento da doença.

No perfil genético BIODiet esses são uns dos principais marcadores analisados. O resultado vai sempre indicar uma predisposição do organismo para o desenvolvimento da doença, e saber essa informação é fundamental para que profissionais possam modular e individualizar dietas, de acordo com o próprio DNA.

Featured Posts
Archive
Follow Me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Pinterest Icon
bottom of page