top of page

Blog

Ômega3 nos primeiros anos de vida


Muito se fala sobre os benefícios do Ômega 3 para a saúde. Trata-se de um tipo de gordura boa, que auxilia no bom funcionamento do cérebro e atua na redução dos níveis de triglicérides e, consequentemente, reduz os riscos de doenças cardiovasculares.

Mas, grávidas e crianças devem consumir o Ômega 3? Quanto e como consumi-lo nestas fases da vida?

Para auxiliar no esclarecimento destas e outras dúvidas, A Nutricionista Ana Carolina Costa fala sobre a importância do Ômega 3 no começo da vida de uma pessoa, desde quando está na barriga da mamãe. Acompanhe:

1. Grávidas podem consumir Ômega 3? - Sim, com certeza! O consumo de Ômega 3 é importantíssimo e deve ser alto durante toda a gravidez e na fase de amamentação, devendo ser suplementado caso a dieta alimentar não atinja a quantidade recomendada de 650 mg por dia. Este aumento é necessário para que haja Ômega 3 suficiente para a mulher e para o bebê.

2. E as crianças? Qual é a importância do Ômega 3 para elas?

– Por auxiliar no bom funcionamento do cérebro, os benefícios são diversos: boa concentração, motivação e facilidade de aprendizagem são alguns deles. Por ser um constituinte dos neurônios, ajuda a acelerar respostas cerebrais, auxiliando principalmente na memória. Estudos recentes mostram que consumo de Ômega 3 na infância pode estar relacionado a resultados cognitivos positivos. Para crianças, a recomendação é de 100 mg/dia.

3. Há uma idade certa para incluir o Ômega 3 na dieta das crianças?

– O Ômega 3 deve estar presente logo que se inicia a introdução dos alimentos salgados, como as sopinhas. É possível ainda incluir este componente acrescentando um fio de azeite extra virgem no final do preparo ou elaborar sopinhas com alimentos fontes

4. Há algum tipo de restrição para o consumo de Ômega 3 na gravidez ou na fase inicial da vida? – Não há restrição com relação ao consumo de Ômega 3! Mas, na fase inicial de vida, devemos ter atenção com os alimentos que são oferecidos, uma vez que a introdução da alimentação deve ser gradativa, bem como algumas restrições alimentares que acontece nessa fase da vida.

Featured Posts
Archive
Follow Me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Pinterest Icon
bottom of page