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Benefícios de uma dieta de cura para o organismo.

O que é uma dieta de cura?

Os objetivos de uma dieta de cura são variados: redução dos sintomas de doenças graves, tratar e nutrir a flora intestinal para absorção correta de nutrientes, contenção de processos inflamatórios e etc.


A dieta de cura é baseada no consumo frequente de alimentos ricos em nutrientes e na redução de alimentos ultraprocessados e/ou açucarados.


Diversas doenças podem ter seu tratamento complementado por uma dieta de cura, a exemplo do:


Câncer;

Diabetes;

Artrite reumatoide;

Problemas cardíacos;

Obesidade;

Doenças relacionadas a tireoide.


Por outro lado, cada tipo de doença (e cada caso) deve ser avaliado pelo nutricionista para que possa indicar os alimentos adequados e a quantidade correta para consumo.


Os benefícios de uma dieta de cura são inúmeros.


Dentre eles estão o fortalecimento do sistema imunológico gerando mais energia e disposição para enfrentar as debilidades das doenças graves.


O restauro da flora intestinal (ou microbiota) faz com o paciente absorva os nutrientes ingeridos corretamente, aumentando a blindagem do organismos contra os sintomas devastadores de algumas doenças.


Além disso, os processos inflamatórios causados por doenças graves, como o câncer, são amenizados a partir de uma dieta de cura baseada em folhas verdes e legumes.


*Desta forma, a dieta de cura, por si só, não deve ser projetada como única forma de tratamento.


Os indícios de melhora e evolução são visíveis, contudo, os benefícios de uma dieta de cura se mostram complementares a um tratamento médico, acelerando o processo de melhora e o bem estar do paciente.


Quais alimentos são importantes?

  • Ácidos Graxos (ômega 9): azeitonas, abacate, castanhas e nozes;

  • Chás: chá verde, chá de alecrim, chá de gengibre, chá de erva doce;

  • Frutas: limão, kiwi, morango, laranja, mamão, maçã, uva, caju, melão, tangerina, goiaba, acerola e frutas vermelhas;

  • Folhas verdes: rúcula, espinafre, agrião, escarola (chicória) e couve;

  • Legumes e vegetais: cenoura, nabo, couve-flor, abóbora, brócolis, rabanete, repolho, gengibre e aipo;

  • Oleaginosas: castanhas, amêndoas;

  • Óleos (Gorduras boas): azeite de oliva extravirgem, óleo de abacate, óleo de coco;

  • Peixes: salmão, atum e sardinha;

  • Sementes e grãos: quinoa, linhaça, gergelim, amaranto, semente de girassol, de abóbora,

  • Temperos: alho, cebola, açafrão, cominho, cúrcuma, orégano, tomilho e pimenta caiena.

Hábitos saudáveis, vida longa


Já não é segredo para ninguém que hábitos saudáveis proporcionam vida longa.


Dentre os hábitos que se deve cultivar para ter qualidade de vida ao longo dos anos, está a alimentação rica em nutrientes e o consumo satisfatório de água.


Se você chegou até este ponto da leitura, certamente está em busca dos benefícios de uma dieta de cura e deseja alcançar uma saúde que lhe permita viver mais e melhor.


Portanto, comece com as pequenas mudanças que estão ao seu alcance.

Mudar a alimentação é algo simples e não custa caro.


E vale destacar que o equilíbrio é um grande aliado quando se fala em ter uma vida mais saudável.

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