top of page

Blog

Um Perigo Chamado Sucralose


A sucralose, assim como o açúcar, também vem da cana, mas é um composto sintético e altamente alterado em laboratório.

A sucralose é um adoçante artificial, com capacidade de adoçante 600 vezes mais que a sacarose.

Pesquisadores de Israel realizaram experimentos no qual já provaram que a sucralose faz mal a saúde. A conclusão final desse longo estudo diz que a sucralose ataca exatamente em um sistema extremamente importante.

Por que a Sucralose faz mal à Saúde?

De acordo com os pesquisadores, assim como outras substâncias criadas para substituir o açúcar, acabam por alterar a organização dos micro organismos saudáveis presente no intestino, ou seja, a chamada flora intestinal.

Esse fenômeno leva a sérias alterações na maneira que o sistema digere o açúcar no organismo. Quando o nível de açúcar no sangue sobe, pode resultar em diabetes.

O uso ostensivo da sucralose pode causar:

  • Disfunções de memória

  • Dificuldade de concentração

  • Tontura, vertigens

  • Até mesmo desmaios

Além disso, a substância Sucralose já foi associada a problemas digestivos, estomacais e a outros fenômenos nada confortáveis para o corpo humano, como excesso de gases e náuseas.

O uso da sucralose nas bebidas quentes

A pesquisa mais atual é a dos professores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que diz que a sucralose em bebidas quentes é prejudicial à saúde.

A explicação seria que as moléculas do composto se reorganizam ao entrar em contato com a alta temperatura, originando substâncias tóxicas.

A sucralose, aquecida à uma temperatura de mais de 90°C, pouco abaixo do ponto de ebulição da água, e bem próximo da temperatura do seu chá e café, dá origem a uma reação química que libera outras substâncias.

No meio de todas as substâncias encontradas, fizeram-se presentes os chamados HPAs, hidrocarbonetos policíclicos aromáticos, que são cancerígenos.

Outro componente liberado foi o ácido clorídrico, que pode até levar á morte se ingerido em grandes quantidades.

Além do uso nas bebidas quentes, sugiro que preste atenção no uso da sucralose na cozinha, nas receitas de doces e bolos, pois os fornos sempre passam de 90°C, podendo alcançar até 200°C, causando a formação destas substâncias tóxicas.

Substitutos Saudáveis para o Adoçante

Há alternativas saudáveis para adoçar o seu café ou chá sem medo dos efeitos colaterais. Minhas recomendações são a Estévia, que é produzido através de uma planta e o Eritol.

Featured Posts
Archive
Follow Me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Pinterest Icon
bottom of page