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O Abacate e seus Benefícios

January 22, 2018

Abacate é uma das frutas de minha preferência em termos nutricionais, as razões são muitas, começando pela praticidade e qualidade nutricional.

 

O abacate é rico em:

  • Vitamina E, A, B1, B2

  • Gorduras monoinsaturadas

  • Sais minerais

  • Cálcio

  • Ferro

  • Fósforo

  • Magnésio

Seu acentuado valor energético é relacionado ao seu conteúdo em gorduras, responsável pelo aumento do colesterol HDL (considerado o bom colesterol).

Contém ainda proteínas, fitoesterol, Lecitina (substância que auxilia na desobstrução dentro dos vasos sanguíneos), Tanino, ácido oleico (ômega 9), linoleico (ômega 6) e Palmítico.

 

Os Benefícios

O Abacate é uma fruta de baixo teor de frutose e possui apenas 2 gramas de carboidratos por fruta.

O abacate é fonte de gorduras monoinsaturadas (gordura anti-inflamatória), além de oferecer carotenoides, glutationa (antioxidante fundamental) e outros micronutrientes, com baixo carboidrato.

Depois que os estudos sobre “radicais livres” ganharam o prêmio Nobel, as descobertas sobre as propriedades antioxidantes tomaram proporções importantes na medicina.

Sabemos atualmente que através de antioxidantes existentes na natureza, podemos combater o “estresse oxidativo” e consequentemente uma infinidade de doenças.

Posso ainda dizer que é uma boa fonte energética, melhora a função intestinal, tem ação anti-inflamatória e dá suporte à formação óssea.

 

O Efeito Antioxidante da Glutationa

Estudos realizados no Japão demonstraram que o abacate é rico em glutationa, o antioxidante mais potente que existe no corpo humano.

A glutationa, também chamada de GSH é uma das substâncias mais pesquisadas do mundo da nutri genética, devido a sua importância na proteção celular ao “rejuvenescer” as células.

Ela tem participação no fortalecimento do sistema imunológico, “decompõe” e neutraliza a ação dos radicais livres. Também protege as células de substâncias cancerígenas e da peroxidação lipídica, entre outras funções metabólicas.

É considerada a maior antioxidante do corpo e pode ser comprada nos Estados Unidos em farmácias e lojas de suplementação. > Mas tome cuidado pois este antioxidante não tem boa absorção em cápsulas.

A glutationa deve ser ingerida nos alimentos, o abacate oferece a maior concentração, seguido da melancia.

 

Curiosidades

  • A gordura existente no abacate é muito benéfica, principalmente para a relação entre os níveis de colesterol, melhorando suas taxas.

 

  • O abacate tem mais potássio do que a banana (são 351 mg a cada 100 gramas).

 

  • Entre todas as frutas, o abacate é o que possui mais betacaroteno.

 

O Fim do Mito!!!

 

O abacate foi condenado durante anos por ser “gordurosa” e pode trazer riscos à saúde. Saiba que essa ideia já está totalmente ultrapassada, já foi profundamente estudada e hoje sabemos é lorota.

O abacate não engorda e traz muitos benefícios.

 

Nem tudo que é gorduroso engorda!

 

O que mais engorda são os lanches industrializados, os carboidratos e não as gorduras naturais. Não interessa a quantidade de calorias, mas sim de onde vêm estas calorias.

O abacate tem uma ação nutritiva muito importante. Minha recomendação, como com todos os alimentos em geral, não é comer abacate em excesso, mas que ele faça parte de sua dieta equilibrada de alimentos.

Infelizmente vocês ainda ouvirão informações descabidas sobre o abacate. Mas não hesitem, não tenham dúvidas, pois a fruta é sim saudável e deve fazer parte de sua dieta.

Também escrevi um artigo sobre o porque o mito da gordura e porque você deve ingerir gorduras boas aqui.

 

Vou aproveitar pra deixar  uma receita de maionese de abacate, que é um sucesso.

Deixo claro que a maionese tradicional caseira é também um alimento de ótima qualidade.

 

Maionese de abacate:

Ingredientes

1 Abacate médio

1 Limão

Sal do Himalaia ou Marinho

Pimenta do reino

3 colheres de sopa azeite de oliva extra-virgem

Ervas frescas a gosto

 

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