top of page

Blog

Você sabe o que é kombucha?


Descoberto na Rússia, no século XIX, tido como chá de cogumelo por alguns, o kombucha, ou kombuchá, é uma bebida que se tornou popular, nas culturas russa, japonesa e chinesa. Possui inúmeras propriedades benéficas à saúde, é probiótico e antioxidante, entre outras.

Essa bebida é produzida através da fermentação de chás adoçados. Essa cultura simbiótica de fermentos e outros microorganismos parece uma panqueca de borracha e é colocada dentro de chá verde ou chá preto adoçado. O açucar dessa infusão lhe serve de alimento e ela vai enchendo o chá de nutrientes naturais e elementos saudáveis, como:

  • ácido glucurônico;

  • ácido glucônico;

  • ácido lático;

  • vitaminas; substâncias antibióticas;

  • aminoácidos e outros.

Possui em sua composição, inúmeras espécies de bactérias e leveduras, polifenóis, enzimas, e ácidos, além de pequenas quantidades de álcool e vitaminas do complexo B. Esse chá possui baixa toxicidade, porém, os cuidados com a higiene no preparo são importantes, já que a contaminação poderá causar reações alérgicas.

O que fazem as substâncias do kombuchá ao organismo?

O ácido glucurônico é produzido em grande quantidade no fígado humano saudável para desintoxicar o corpo, onde sequestra todos os venenos e toxinas tanto ambientais quanto metabólicos e os despacha ao sistema excretório. Essas toxinas, sequestradas pelo ácido glucurônico, não são reabsorvidas pelo sistema, consequentemente estamos livres delas.

Há quem garanta que essa bebida um tanto exótica para alguns tem poder de tratar e curar câncer! Segundo os adeptos do kombuchá, além de todos os benefícios para quem bebe o chá todos os dias, essa importante propriedade de combatente de câncer vem da capacidade do kombuchá em impedir que se forme um ambiente favorável aos micróbios e a instalação do câncer. Levando o organismo a recuperar seu estado natural.

Veja também: Benefícios e cuidados com o chá de "pata-de-vaca"

As ações da bebida ao organismo tem a vantagem de aparecerem após poucas semanas de uso diário.

Como a bebida tem propriedades probióticas, ela infesta o intestino de bactérias “do bem”, que, além de auxiliarem a destruir microorganismos maléficos, ainda promovem a dissolução de gorduras.

Featured Posts
Archive
Follow Me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Pinterest Icon
bottom of page