top of page

Blog

A importância do intestino na saúde física e mental.


Intestino, o "segundo cérebro"

Cuidados com o intestino: Invista na saúde do órgão que é o segundo cérebro.

Você sabia que o intestino é considerado o segundo cérebro do corpo humano? Com cerca de 100 milhões de neurônios conectados à região cerebral, diversos estudos e teses científicas apontam o órgão, que é dividido em delgado e grosso, como um dos mais importantes redutos de produção da serotonina (cerca de 80%), o neurotransmissor responsável por nossas sensações, tanto físicas, quanto emocionais. Por isso, seguir uma alimentação saudável é indispensável para o funcionamento correto dessa substância no organismo.

Em um trecho do livro "O Cérebro Desconhecido", do Dr. Helion Póvoa, um dos maiores estudiosos no assunto, enfatiza a importância do bom funcionamento do intestino para a nossa sensação de bem-estar e relaxamento e salienta o trabalho da boa alimentação para isso. "Quando analisamos o fato de que o intestino é fundamental na formação da serotonina, nada mais é preciso acrescentar.

A alegria e a inteligência emocional, de que tanto precisamos para viver bem, começam realmente a partir do intestino. Por isso só nos resta garantir a esse fantástico órgão matérias-primas de primeira qualidade, o que conseguimos com uma alimentação saudável e orgânica. Ele, inteligentemente, se encarregará de garantir nossa saúde e felicidade."

O intestino é responsável pela absorção da maioria dos nutrientes (função do intestino delgado) e pela absorção da maior parte de água (função do intestino grosso) no organismo. Em seu trabalho normal, os alimentos devem percorrer todo o sistema digestivo a uma velocidade metabólica ideal, para que a massa alimentar e o bolo fecal não fiquem retidos (em qualquer parte do seu trajeto) mais do que o tempo necessário. Alimentos ricos em fibras como cereais, verduras e frutas, além da muita hidratação (cerca de 2 litros de água), devem ser ingeridos diariamente

A inclusão de alimentos com probióticos, encontrado em iogurtes, leite e derivados, contribui para fortalecer o sistema imune, regular o intestino e melhorar a absorção de muitos nutrientes da alimentação, também são fundamentais. Além disso, a higiene alimentar e a higienização dos intestinos também são essenciais à prevenção e à reversão dos quadros de distúrbios emocionais e problemas mentais. A alimentação moderna, com tanto refinados, aditivados e agrotóxicos, pode estar fazendo com que os intestinos padeçam, dificultando todas as nossas inteligências.

Alimentos para seu intestino funcionar bem

Banana: Encontrada em todas as épocas do ano, a banana faz aumentar a produção do hormônio serotonina, o que melhora o humor e a sensação de bem-estar.

Coco: É ótimo para o bom funcionamento intestinal e, em casos de desidratação, funciona como um excelente soro vegetal, por ser rica em minerais.

Aveia: Esse cereal é fonte de fibras solúveis, que são parcialmente digeridas pelo intestino, retardando o esvaziamento gástrico e prolongando a saciedade.

Alface e hortaliças em geral: A fibra mais abundante na alface é a celulose, que acelera o esvaziamento intestinal e diminui a pressão no seu interior, sendo imprescindível para quem sofre de intestino preguiçoso

Iogurte com probióticos: Rica fonte de probióticos, esse alimento utiliza o açúcar do leite (lactose) para produzir energia e se proliferar, eliminando o ácido láctico, substância que aumenta a acidez da flora intestinal e inibe a proliferação das bactérias nocivas.

Featured Posts
Archive
Follow Me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Pinterest Icon
bottom of page