Blog e Receitas

11/08/2018

O tempeh (pronunciado "tem-pei") é um alimento fermentado com um fungo do género Rhizopus, a partir de sementes de soja branca da Indonésia, com um aroma a nozes e uma textura densa e ligeiramente carnuda. Constitui um alimento forte, com um sabor mais intenso que outros derivados da soja. A ação das enzimas durante a fermentação faz com que as sementes sejam mais digeríveis, enquanto o micélio que é utilizado para as envolver fornece valiosa vitaminas do complexo B de origem vegetal (130 % das necessidades diárias do ser humano).

Tal como o tofu, o tempeh é outro produto feito a partir do feijão de soja.

Na produção do tempeh os feijões de soja são descascados, demolhados e cozidos. Em seguida, são arrefecidos e inoculados com um bolor (Rhizopus), que faz fermentar o preparado. Da fermentação dos feijões de soja resulta a pasta chamada tempeh. 

Os feijões de soja ficam aglutinados entre si sob a forma de barras rectangulares compactas com cerca de 1,5 cm de espessura, num processo pareci...

07/08/2018

O Que É

O açúcar de coco é obtido através da seiva bruta encontrada no interior do coqueiro. Para sua obtenção é necessário fazer um corte na flor do coqueiro. Através desse corte, a seiva liquida é recolhida e passa por um aquecimento que a desidrata através do calor. O resultado disso são cristais que são utilizados para adoçar alimentos.

Ele é considerado um alimento minimamente processado, uma vez que não possui conservantes em sua composição e tampouco passa por processos de refinamento. Atualmente, ele vem sendo utilizado cada vez mais como um substituto direto do açúcar refinado.

Ambos os açúcares possuem a mesma capacidade de adoçar alimentos e quantidades de calorias semelhantes, no entanto o açúcar de coco possui menor índice glicêmico, ou seja, ele causa menores picos de glicose e de insulina no organismo de quem o consome.

O ideal mesmo é evitar qualquer tipo de açúcar, principalmente diabéticos. Quem tem diabetes não deve nem sonhar em consumir açúcar, mesmo sendo de coco...

03/08/2018

Para deixar o feijão e outros grãos como: grão-de-bico, soja e arroz integral, mais macio adicione uma colher de sopa de vinagre. 

Além disso, nutricionalmente falando... 

Boa parte dos grãos contém ácido fítico ou fitado, um inibidor enzimático, na sua camada mais externa.

O fitado dificulta o processo digestivo e geralmente se liga a algumas proteínas e minerais no trato intestinal, como cálcio, zinco, ferro e magnésio, e pode impedir a sua adequada absorção e assimilação pelo organismo. Por isso, o fitado é considerado um fator antinutricional de alguns alimentos.  

Quando deixamos os grãos de molho, as enzimas e outras substâncias neles presentes conseguem neutralizar o ácido fítico, fazendo com que as suas proteínas, minerais e vitaminas sejam melhor e mais facilmente absorvidos pelo organismo.  

Please reload

Destaques

A farra da insulina:

13/02/2018

1/10
Please reload

Arquivos
Please reload

Siga-me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Pinterest Icon

3401 North Miami Ave, suite 218,

Miami FL 33127 - EUA

Av. Armando Lombardi, 800 sala 217
Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - Brasil

 

Nutricionista

CRN: 10101258

Telefones para contato

EUA: +1 786-678-8632

Brasil: + 55 (21) 97962-9892

 

anacarolina@abnutri.com.br

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon